sábado, 9 de maio de 2009

O que se aprende em um curso de Gestão de Pessoas?

Por Cibele Rosa
Foto: Cibele Rosa

O curso de Gestão de Pessoas tem como objetivo, desenvolver habilidades no aluno para o recrutamento, seleção, gerenciamento e gestão de recursos humanos. Assuntos sobre o cenário atual do mercado, micro e pequenas empresas à procura da mão-de-obra, entrevistas de seleção, processo de recrutamento, escolha de equipe, método de admissão e desligamento, treinamentos motivacionais e de liderança, acompanhamento de pessoal, avaliação de desempenho, medicina e segurança do trabalho, ética e cargos e salários são alguns dos temas trabalhados durante as aulas. Na capital paulista, há diversas unidades de ensino que ministram o curso, como o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), FGV (Fundação Getúlio Vargas), FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), entre outras.

A estudante de Especialização Técnica em Gestão de Pessoas do SENAC, Vanessa Alves, 23, afirma que a escolha pelo curso foi um de seus melhores acertos profissionais. Ela comenta que o curso possui técnicas inovadoras e capacita o aluno a criar, desenvolver e implementar diversas práticas de Gestão de Pessoas adequadas à realidade de cada organização, além de contribuir para seu auto-desenvolvimento. “O curso propõe atividades bacanas, que simulam situações reais de trabalho, onde o gestor de pessoas se vê envolvido. Temos a oportunidade de criar soluções e apresentá-las como projeto, às empresas indicadas pelo SENAC. Aprendemos a fazer análises e indicadores comparativos sobre gestão e administrar o relacionamento entre indivíduo e grupo, que é interessantíssimo!”.


As atividades de um gestor empresarial, que lida com as pessoas, são baseadas em informações que permitem identificar potenciais dos profissionais para a melhoria do trabalho. “Acho importante estudar Gestão de Pessoas, pois só assim tenho a oportunidade de aprender sobre métodos, políticas, técnicas e práticas para orientar o comportamento e ajudar o país a melhorar o potencial do capital humano no ambiente de trabalho. O conteúdo deste curso permite diferenciar esta gestão com a de recursos humanos, que é uma atividade realizada pelo departamento de RH com a finalidade de escolher pessoas qualificadas para trabalhar na empresa, diante de outros candidatos”, diz Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário