Profissionais revelam os problemas encontrados e o resultado obtido após terem implantado o processo
Por Cibele Rosa
Por Cibele Rosa
Foto:Cibele Rosa
A Avaliação de Desempenho é um método que funciona como importante ferramenta de Gestão de Pessoas , pois corresponde a uma análise minuciosa da performance de cada profissional em função das atividades que ele executa, dos resultados que alcança e do desenvolvimento profissional que conquista. Há empresas que acreditam que basta preencher a avaliação, tabular os resultados e pronto: está implantado o método, mas não é bem assim. O processo deve ser tratado com atenção, visto que criar expectativas nas pessoas e posteriormente não mostrar resultados, só levará à falta de credibilidade e confiança.
A Avaliação de Desempenho é um método que funciona como importante ferramenta de Gestão de Pessoas , pois corresponde a uma análise minuciosa da performance de cada profissional em função das atividades que ele executa, dos resultados que alcança e do desenvolvimento profissional que conquista. Há empresas que acreditam que basta preencher a avaliação, tabular os resultados e pronto: está implantado o método, mas não é bem assim. O processo deve ser tratado com atenção, visto que criar expectativas nas pessoas e posteriormente não mostrar resultados, só levará à falta de credibilidade e confiança.
O gerente de operações do Grupo Santander Brasil, Luiz Gustavo Simões, 35, diz que com a Avaliação de Desempenho sua equipe conseguiu medir o nível de satisfação de seus clientes e com isto avaliar a gestão dos líderes de Tecnologia. Através de relatórios foi possível identificar áreas críticas, e com isso montar uma estratégia direcionada ao atendimento, algo mais especializado. O gerente reforça que: “Diante dos resultados obtidos com esse método, apresentamos gráficos de evolução à equipe, onde o técnico que receber mais respostas satisfatórias ganha bônus como, cursos, folgas, além de ser visto pela liderança como um dos principais indicados a promoções!”
O erro mais comum na implantação da avaliação é a falta de cultura interna que pode comprometer todo o processo. A área de RH (Recursos Humanos) deve tomar frente e preparar treinamentos para criar a cultura interna da Avaliação de Desempenho e deve deixar bem claro para os gestores que, para avaliar as pessoas, deve-se antes, criar esse hábito. O objetivo final é contribuir para o desenvolvimento dos funcionários e o resultado deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhorias e elaboração de um plano de ação em relação a vários níveis (por área e individual).
Como criar uma Avaliação de Desempenho
Perguntas direcionadas, clareza e simplicidade... eis o método mais eficaz!
A área de Recursos Humanos não é, necessariamente, responsável pela criação e desenvolvimento de uma Avaliação de Desempenho eficaz. Cabe à Gestão de Pessoas, opinar e dar boas idéias para que o método seja criado com funcionalidade. Líderes e outros colaboradores também podem participar, porém antes de ser aplicado, o processo final deve ser aprovado pela Diretoria de RH. Perguntas direcionadas, palavras simplificadas, clareza e agilidade são características importantes para o sucesso durante o preenchimento da Avaliação de Desempenho, pois sem elas, o funcionário pode sentir-se confuso no momento de responder e assim, o resultado esperado não será alcançado.
Ao contrário do tradicional método em papel, o questionário deve ser em formato eletrônico, personalizado e deve conter de 20 a 30 perguntas, não podendo se estender a este número para que não se torne cansativo. A organização deve estimular o colaborador a responder questões de seu interesse, descobrir se há credibilidade e confiança, compartilhamento de atividades, trabalho em equipe, disponibilidade e pró-atividade, flexibilidade, foco no trabalho, aplicação de conhecimento, organização e administração de tempo, relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade em agregar valor, qualidade no trabalho, planejamento, capacidade em resolver problemas, comportamento ético, criação e inovação, adaptação à mudanças, desenvolvimento profissional etc. Todos esses temas são boas sugestões para obter o que a empresa deseja.
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Avaliação de Desempenho
A orientação sobre o sigilo das informações é um fator extremamente importante para que o colaborador sinta-se seguro ao responder a avaliação e o tempo para esta atividade deve ser estipulado entre 30 a 40 minutos, dependendo da quantidade de questões. O resultado deve ser tabulado e apresentado em forma analítica, contendo a quantidade de avaliados, as perguntas realizadas, a data de início e término do processo. Para complementar, pode-se montar uma planilha com as mesmas informações, porém, com as respostas individuais, para que a gestão execute uma análise minuciosa de cada questão.
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Relatório Analítico
No mercado, existem consultorias especializadas em prestação de serviços como Avaliação de Desempenho. Elas realizam todo o planejamento, execução e resultado do processo e garantem que as avaliações realizadas via web podem apresentar resultados satisfatórios de até 90%. Para empresas de médio e pequeno porte, esta é uma boa sugestão, pois isenta a responsabilidade da área de RH e a Gestão de Pessoas, além de otimizar tempo.
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