domingo, 10 de maio de 2009

Parque do Ibirapuera

Um parque no meio de uma grande área urbana

Por Amanda Feijó


O parque do Ibirapuera é um dos mais famosos e frequentados pelos moradores de São Paulo. É um refúgio de paisagismo, cultura e entretenimento e seu público aproveita o passeio para fugir da maratona de trabalho que os paulistanos estão acostumados. É um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, passam por ele mais de 20 mil pessoas por dia, e esse número aumenta nos domingos quando chega a 130 mil.

Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, para a comemoração do IV centenário da cidade, que ganhou como presente, um ponto turístico de referências, belos bosques e centros culturais, o que deixa o parque com atrativos para toda família. Segundo Fernando da Silva, 32 anos, freqüentador do parque, “O Ibirapuera, sem dúvida nenhuma é o melhor ponto de encontro entre amigos e para a prática de esportes. No parque é encontrado um pouco da história do Brasil, representado pelas estátuas e monumentos”.


O Ibirapuera é a “casa” dos grandes palácios culturais, como o pavilhão Cicíllo Matarazzo, sede da Bienal de São Paulo e do Museu da Arte Contemporânea (MAC), o pavilhão Manoel de Nóbrega que abriga o museu Afro Brasil, e o museu da arte moderna (MAM).

A entrada do parque é franca, se localiza na Avenida Pedro Álvares de Cabral s/ número - Ibirapuera. Fica aberto de segunda a domingo das 5h00 ás 00h00, disponibiliza para seus freqüentadores estacionamento, sanitários, bebedouros, bebedouros menores para cães e guarda-volume. É permitida a entrada de ciclistas, tem espaço para crianças, vestiário, equipamento para o auxílio de exercícios físicos e também possibilidade para cadeirantes treinarem. A segurança do parque é garantida, pois existe uma base da guarda civil metropolitana e patrulhamento com bicicletas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário