domingo, 10 de maio de 2009

Jaboticabal

Sua estrutura se destaca como importante centro regional nas atividades industriais, comerciais, bancárias e de prestação de serviços
Por Marcele Leite

A cidade é caracterizada pela imigração de italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Com base econômica na agricultura, Jaboticabal se destaca como importante centro regional nas atividades industriais, comerciais, bancárias e de prestação de serviços.

A origem do nome deriva de um bosque de jabuticabeiras nativas, existente dentro do primeiro perímetro demarcado. Jaboticabal tem traços culturais e sócio-econômicos que apresentam grande atração para investimentos em turismo, em especial na construção de estrutura de visitação à altura de seu potencial, como produção de cana-de-açúcar, amendoim, groselha, cerâmica, recursos naturais (cachoeiras e bosques) e produção e comercialização de lembranças e souvenir da cidade. Atualmente Jaboticabal tem 708,6 km2, divididos entre os distritos de Lusitânia, Córrego Rico e a sede municipal.

O potencial turístico pouco explorado reduz o número de atrações, mas os espaços de visitações que podem agradar ao turista como o Museu Histórico de Jaboticabal, a Faculdade UNESP, a Praça Dr. Joaquim Batista, o Jaboticabal Shopping, Cine Teatro Municipal e Lago Municipal. As festas que fazem parte do Calendário Oficial do Município concentram grande parte da movimentação turística na cidade. São eventos que, pela tradição, organização e apelos artísticos, atraem público de toda a região. A partir de 2005, o Carnaval de Jaboticabal tomou outra proporção ao receber investimento e orientação para sua profissionalização. Em 2006 a festa de carnaval, por exemplo, ganhou um sambódromo o que impulsionou o carnaval de Jaboticabal a uma projeção regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário