Áurea Teodoro é chef de Cozinha e docente do Centro Especializado em Gastronomia
Inaugurado em fevereiro o CEG, oferece cursos de especialização e visa difundir a gastronomia brasileira.
Comunica Estácio UniRadial: qual é o principal diferencial do CEG?
Áurea: são cursos específicos para quem gosta de cozinhar, por exemplo, a pessoa não vem aqui fazer o curso de um dia, como nas outras escolas, são aulas consecutivas, onde o aluno aprende tudo na prática.
Comunica Estácio UniRadial: a maioria dos alunos, quando saem da universidade sonha em ser um chef de cozinha, isso é fácil?
Áurea: não. É quase impossível, digamos que em cem alunos um só fique, e não vai ser nem famoso vai ser um bom chef de cozinha.
Comunica Estácio UniRadial: o chef internacional Francisco Minolli classifica alguns novos formandos como arrogantes, formados em escolas de meia tigela, o que você considera uma escola de meia tigela?
Áurea: na verdade é por que gastronomia hoje está na moda né?Então a grande maioria faz gastronomia por achar que é bonito. A arrogância vem por o curso ser de elite, em que o aluno paga caro, são pessoas que tem um poder aquisitivo alto e acham que vão ser uma coisa, mas quando vê não nada daquilo.
Comunica Estácio UniRadial: você concorda que a escola define se o aluno vai ser ou não um bom profissional?
Áurea: não. Uma boa instrução é lógico que interfere, mas isso não quer dizer que eu vou transformar ele (o aluno) em um bom profissional, eu dou a ferramenta , mas o resto ele quem tem que correr atrás.
Comunica Estácio UniRadial: para ser um bom chef é preciso ter dom ou dedicação?
Áurea: dom e dedicação, uma coisa atrelada na outra.
Comunica Estácio UniRadial: você falou que gastronomia está na moda e realmente, pessoas que nunca cozinharam na vida estão procurando escolas, a que você atribui esse interesse?
Áurea: não só modismo, mas também as condições financeiras, hoje um restaurante é caro, então o pensamento é aprender para fazer em casa para os amigos. É fácil encontrar prédios, casas com terraço gourmet, espaço gourmet, por que as pessoas sentem essa necessidade... É uma nova tendência, a gastronomia no Brasil é uma coisa nova e é moda também né?
Comunica Estácio UniRadial: o mercado de trabalho está favorável á profissão?
Áurea: extremamente favorável. Difícil é encontrar bons profissionais, tem muita vaga no mercado o problema é conseguir o cara certo. Eu tenho um amigo que abriu um restaurante recentemente e ele já está no décimo chef. E é uma profissão que, por exemplo, o profissional entra para ganhar dois mil o outro restaurante oferece dois mil e cem, ele vai.
Comunica Estácio UniRadial: então a maioria dá prioridade à remuneração?
Áurea: é claro! O trabalho é cansativo, é calor, a cozinha é um inferno, então se ele puder ganhar um pouco mais ele vai atrás, por que o investimento é alto, toda a pessoa (nessa área) que sai da faculdade tem certeza que vai ganhar de 15 a 20mil reais.
Comunica Estácio UniRadial: você também é Chef. Sempre gostou de cozinhar?
Áurea: eu sempre gostei, mais comecei a profissão muito tarde faz uns seis anos que eu comecei estudar, eu sempre trabalhei na área administrativa e vi também como uma oportunidade de mercado. Mas gosto de cozinhar e cozinho bem viu?
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário