quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cursos de gastronomia estão em alta

Aumenta o número de interessados pela profissão

Por Nayranna Noemia.

Atualmente cada vez mais pessoas procuram cursos de gastronomia para aprender ou aperfeiçoar seus dotes culinários. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, MEC, o curso de gastronomia foi o que mais cresceu nas últimas décadas. No ano de 2007 o número de matriculas cresceu cerca de 85% e a maioria dos alunos têm emprego garantido. Portanto, enganam-se aqueles que pensavam que cozinhar era tarefa exclusiva da dona-de-casa.

O sonho de grande parte dos alunos matriculados é se tornar um chef de cozinha reconhecido, mas segundo Áurea Teodoro, chef e professora do Centro Especializado em Gastronomia, localizado na zona sul da capital paulista, isso não é tão fácil, pois requer dom e dedicação. “É uma profissão muito árdua, digamos que de cem profissionais um só se estabilize, e não vai ser nem famoso, vai ser um bom chef de cozinha.” (Veja a entrevista na íntegra/ LINK DA REPORTAGEM)

O curso de gastronomia é visto por grande parte das pessoas como um curso de elite, e devido a esse conceito alguns formandos chegam a ser considerados arrogantes, como cita o chef internacional Francisco Minolli. “Esses novatos que vão chegando ao mercado, saídos de escolinhas de gastronomia de meia tigela, chegam esbanjando lorotas de principiantes”.

O glamour vinculado a profissão e os chefs internacionais divulgados pela mídia colaboram para o crescimento das novas matrículas. De acordo com Ingrid Schmidt coordenadora do curso de gastronomia do SENAC, os alunos se iludem com essa visão conceituada pela sociedade, mas ser um gastrônomo não é nada glamuroso, pois ele tem de estar disposto a enfrentar o calor da cozinha e muitas horas em pé. Trata-se de uma profissão onde o aluno precisa se esforçar muito para conseguir sucesso.

A boa nova para os interessados em seguir a carreira é que o mercado está favorável a profissão. A gastronomia se revela no país como uma nova tendência profissional “gastronomia agora está na moda, as pessoas entram por que acham bonito” comenta Áurea. Cerca de 98% dos alunos já saem empregados das universidades, a instituição escolhida pode influenciar na procura por um emprego, mas a dedicação e a persistência são os fatores determinantes para garantir o sucesso.


Confira a entrevista com a chef Áurea Teodoro docente do Centro Especializado em Gastronomia (CEG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário