terça-feira, 5 de maio de 2009

Exposição Página Dois no boteco mais classudo do centro

Cultura, lazer e humor picante num ambiente completo e aconchegante.

Texto e fotos: Mércia Rodrigues

Apreciar uma obra de arte é uma ação que requer o mínimo de conhecimento e, em muitas ocasiões, local silencioso. O Salve Jorge saí dos padrões e incentiva a arte de maneira minuciosa em um ambiente um tanto quanto peculiar, um bar. A palavra bar é sempre associada diretamente à reunião com os amigos, cerveja e descontração. Imagine o que é agregar tudo isso com uma dose de arte. É o que propõe o estabelecimento, e apresenta charges remetendo aos visitantes reflexões com humor sátiro que define o ponto de vista de cada artista.

O bar Salve Jorge recebe a exposição Página Dois e conta com os três maiores chargistas do Brasil: Angeli, Glauco e Jean. Humor picante e retratos da política são abordados pela mostra.
Mas não para por aí, o ambiente proporciona ao público um clima intimista e diferenciado para almoçar ou fazer um happy hour. Possui um caprichado visual com garrafas de cerveja penduradas no teto, lustres de cristal e quadros com referências a “Jorges” como: Jorge Bush, Jorge Amado, Seu Jorge e Jorge Ben Jor. Estes famosos na parede ajudam a compor o visual descolado do ambiente.


O estabelecimento ainda conta com bandas ao vivo que variam a cada dia da semana. Aos domingos, o grupo Conjunto Paulistano ajuda a alegrar o ambiente agradável com o repertório de chorinhos. Agregar cultura e lazer é um dos objetivos do Salve Jorge que já realizou diversos eventos de sucessos, entre eles, a Mostra São Paulo Original de Fotografia, e, agora, a exposição Página Dois.

Profusão de sabores e muita arte.

A exposição Página Dois traz humor anárquico, urbano e cotidiano através de
caricaturas de personalidade e acontecimentos atuais. A mostra mistura risos e reflexões sob um contexto artístico contemporâneo. Mais que um simples desenho, a charge é uma crítica expressiva sobre a política e a sociedade do país. O artista revela sua arte através de ilustrações com a visão sobre situações cotidianas com humor de forma satírica.

São 50 charges que demonstram a atual situação política transformadas em arte. O público pode apreciar gratuitamente a mostra em um local descontraído, no papo entre uma música e outra, entre um petisco e uma bebida ou uma charge e um quadro. Diversas formas de entretenimento para ficar a vontade e sentir o desejo de voltar sempre ao Jorge. Música, visual e um cardápio que tem o tamanho da sua fome e do seu bolso. São pratos elaborados com acompanhamentos e petiscos que chegam à mesa com simplicidade e requinte. Além de opções leves, com calorias reduzidas e ofertas generosas para comer bem e economizar.

Sobre os artistas:

Angeli é cartunista desde os 14 anos e se consagrou devido a suas charges que se destacam nos jornais e revistas de todo o país. Personagens como: Rê Bordosa, Bob Cuspe e Wood & Stock criaram vida própria e tornaram-se eternos.



Glauco criou os quadrinhos Geraldão, Doy Jorge, Zé do apocalipse, entre outros. Relata com facilidade o cotidiano corriqueiro das pessoas e sua visão política. O artista também foi redator de programas infantis da TV brasileira.

Jean começou sua carreira como desenhista e agora publica ilustrações no jornal Folha de São Paulo e na revista Recreio.

Esses três artistas representam o cenário importante da charge no Brasil. Cada um à sua forma exprime a verdadeira arte através de ilustrações de maneira inteligente. Um jeito único de transformar a corrupção política em humor. É rir para não chorar, porém levando à reflexão, sempre.

O evento tem patrocínio da Tabasco e apoio da Folha de São Paulo e do Cineboteco. É uma excelente chance de apreciar grandes chargistas num ambiente acolhedor, perfeito para reuniões entre amigos e apreciadores da arte.


Página Dois - A Charge e o Humor Picante de Angeli, Glauco e Jean


Em cartaz até 30 de abril
Bar Salve Jorge - Praça Antônio Prado, 33 - Centro
Grátis
Informações: 11 3107-0123

Nenhum comentário:

Postar um comentário