sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aumenta a procura por curso supletivo no Brasil

Educação de jovens e adultos vem combatendo o analfabetismo no país
Por Valdenice Oliveira dos Santos

O Programa de Educação para Jovens e Adultos, o EJA, já alfabetizou milhares de pessoas no Brasil. O projeto tem como objetivo diminuir o analfabetismo no país, e com isso incentivar os adultos a voltarem às escolas e assim concluírem os estudos.

O ensino supletivo tem por finalidade suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não deram seqüência ou não concluíram os estudos na idade própria.

A escola Maria Pecciolli Ginazzi, que se localiza na Zona Sul de São Paulo, tem em média quatrocentos alunos matriculados no curso supletivo por semestre, sendo que muitas vezes as vagas disponíveis são preenchidas e ultrapassadas, pois a quantidade de alunos que não conseguiram terminar seus estudos é imensa.

Segundo a diretora da escola, Giovana Souza Silva, a procura pelo EJA é muito grande, por conta das exigências do mercado de trabalho que são constantes. Para se matricular é necessário que o aluno no mínimo conclua o ensino médio. De acordo com Silva, as faixas etárias impressionam que são muitas vezes acima de 30 e 40 anos, que chegam desesperados na escola em busca de uma vaga por conta da dificuldade de conseguir emprego.

Existe também na escola uma prova de reclassificação e dependendo do desempenho da pessoa pode-se avançar algumas etapas, por exemplo: ás vezes o aluno está na quinta série do ensino fundamental e faz uma prova para cursar a sétima, afirma Giovana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário