por Karina Oliveira
Em meio a sinais de que o planeta já não suporta mais os reflexos causados pelo ritmo imposto pelo homem, é chegada a hora de reavaliar algumas práticas. E muitas empresas estão se adaptando para cumprir suas metas sem agredir o meio ambiente. A sociedade está cada vez mais envolvida em colaborar para a preservação ambiental. Desta forma, consumidores conscientes buscam empresas que se adequaram aos ideais de preservação.
Algumas já vêm se destacando neste segmento, como a Natura, indústria de cosméticos, que desde 2007 colocou em prática o programa “Carbono Neutro”, passando a oferecer aos seus consumidores produtos livres da emissão de gases causadores do efeito estufa. Além disso, investiu em embalagens de material reciclado e não faz testes de seus produtos em animais.
A rede de supermercados Pão de Açúcar possui entre seus programas em algumas filiais, estações de reciclagem, que incluem a coleta de óleo de cozinha. Quando descartado na pia, o óleo entra em contato com as águas dos rios e libera o gás metano, também causador do efeito estufa.
Já a Porto Seguro tem investido na educação ambiental de seus funcionários, que aprenderam reciclar o lixo da companhia. A empresa criou até uma mascote - a abelha Belinha- para tornar a comunicação mais agradável. Além disso, possui o programa “Hora da Terra”, em que as luzes do Complexo Matriz são apagadas em dias ensolarados das 11h30 da manhã até as 13h30 da tarde com o intuito de economizar energia.
Para finalizar esta lista de empresas sustentáveis vem a HP, empresa de computadores, que criou um centro de reciclagem em Sorocaba, interior de São Paulo, para coletar cartuchos e toners. Depois de recolhidos, os produtos são processados, transformados em resinas e servem de matéria-prima para a fabricação de novos cartuchos e peças para impressoras.
O que se ganha em investir?
O que se ganha em investir?
Empresas que investem em programas de sustentabilidade descobrem que suas ações as fazem ganhar muito ao longo do tempo. Isto porque além de conquistarem a credibilidade no mercado e a confiança de seus consumidores, seus novos hábitos muitas vezes diminuem o valor de suas despesas mensais, já que a preocupação em reduzir e reutilizar é posta em prática. Além disso, as novas práticas geram a conscientização em cadeia, pois as empresas passam a optar por fornecedores que possuam a mesma visão de mercado.
Empresa e consumidor caminhando juntos
A Drogaria São Paulo possui projetos sustentáveis que atingem diretamente os seus funcionários e seus clientes. Em suas lojas, todo o lixo produzido é separado e enviado para cooperativas de reciclagem. Além disso, a empresa disponibiliza em algumas de suas filias pequenas hortas, em que seus funcionários podem produzir o seu próprio alimento sem a presença de agrotóxicos.
A empresa tem investido na reeducação dos seus clientes,. Criou sacolas reutilizáveis para reduzir o consumo de sacolas plásticas e desenvolveu um programa de coleta de pilhas e baterias, que já arrecadou 17 toneladas de produtos para serem enviados para o descarte correto. Cliente da empresa, José Francisco Oliveira, 65 anos, reconhece a utilidade da reciclagem de pilhas: “Até pouco tempo, jogava as pilhas no lixo doméstico. Hoje sei que não é correto fazer isto”.
Foto: Karina Oliveira
A farmacêutica Elaine de Cássia Pereira, 25 anos, acredita que os hábitos adquiridos no trabalho foram responsáveis por mudanças em sua casa: “Hoje, reciclo o lixo da minha casa e procuro saber como cada empresa se comporta para poder consumir seus produtos”.
Leia mais sobre sustentabilidade
Consumidor consciente ajuda a salvar o planeta.
Desde pequeno é que se aprende
Nenhum comentário:
Postar um comentário