quarta-feira, 29 de abril de 2009

Casa do Hip Hop completa quinze anos de sucesso

Criada para diminuir a criminalidade, casa do Hip Hop vira referência nacional

Por Aliny Marcelino

O Centro Cultural do Canhema conhecido com Casa do Hip Hop de Diadema, completa em 2009 quinze anos de puro sucesso. Inaugurada em 1994 foi criada com o intuito de atrair as crianças e jovens de Diadema e proporcionar-lhes cultura e lazer, atividades até então muito distantes da realidade vivida pelos jovens da região. A Casa do Hip Hop oferece cursos gratuitos e atividades de iniciação artística para pessoas de várias faixas etárias.

O espaço cultural realiza encontros com estudos de temas, curso de interpretação, pesquisa e produção musical, aulas de break e workshops de discotecagem, grafite e arte visual de rua. No último sábado de cada mês, a casa promove o “Hip Hop em Ação“ encontro com alunos, mediadores e convidados no qual as atividades desenvolvidas no centro intercalam-se. A filosofia da cultura de rua é transmitida aos freqüentadores que vão ao centro em busca de orientação e consciência.

A Instituição já foi visitada por celebridades do mundo do Hip Hop como os Djs Londrino Pogo, Afrika Bambaataa e Hum, o rapper Thaíde e o ex-ministro da cultura, Gilberto Gil.
O centro Cultural de Diadema já é a sede brasileira da Zulu Nation, organização com o mesmo objetivo que a casa do Hip-Hop, foi criada por Afrika Bambaataa que por diversas vezes visitou e participou de eventos promovidos na casa de cultura de Diadema. Além do DJ americano, os DJs Hum, o londrino Pogo, o ex-ministro da cultura Gilberto Gil e diversos rappers visitam a Casa do Hip-Hop.

Segundo a Coordenadora do projeto, Maria Láudia, a parceria entre a prefeitura de Diadema e o movimento do Hip Hop é de grande valia para que o projeto tenha continuidade. A casa do Hip Hop de Diadema é considerada referência na cultura Hip Hop e ganhou por dois anos consecutivos, 2004/2005, o prêmio Hip Hop Top, premiação concedida às entidades que melhor representam o estilo no Brasil.

O espaço possui ainda uma biblioteca pública que atende cerca de 700 leitores, além de possuir acervo com discos, vídeos e publicações sobre o movimento no Brasil e a cultura afro-brasileira. O Centro Cultural oferece no total 25 cursos e conta com 630 alunos inscritos. As inscrições para participar dos cursos na Casa do Hip Hop são feitas semestralmente.

Os educadores se propõem a estimular os jovens a se reconhecerem como cidadãos e multiplicar o processo de cidadania desenvolvido pela instituição, na tentativa de promover a inclusão social e cultural de um número cada vez maior de jovens carentes. Para os que ainda não descobriram esta cultura a intenção é estimular os primeiros passos, para garantir que o Hip Hop não seja apenas um modismo, mas se constitua cada vez mais como uma cultura.

De acordo com Maria Láudia, a proposta é oferecer cultura e lazer de um modo geral a crianças e jovens. “Quando foi criada, o maior objetivo era diminuir a criminalidade que era muito grande entre os jovens da região, que melhorou bastante nos dias atuais”, finaliza. A casa do Hip Hop fica localizada na rua 24 de maio, nº 38 – Canhema – Diadema/SP e funciona de segunda a sábado das 12h às 19hs. Mais informações no telefone 4075-3792.

Nenhum comentário:

Postar um comentário