domingo, 3 de maio de 2009

Samsung lançará celular “ecologicamente correto”

Aparelho criado pela multinacional sul-coreana será o primeiro a funcionar com energia solar
Por Jorge Miguel de Almeida
Foto: cedida pela Samsung

Divulgação


A Samsung participou do evento Mobile World Congress 2009 (MWC) entre os dias 16 e 19 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha. Na ocasião, a multinacional apresentou lançamentos do segmento de comunicação móvel, e um dos principais destaques foi o Blue Earth, o primeiro celular movido a energia solar. Ele é feito de plástico reciclável (PMC), que permite a redução na emissão de carbono e óleo, normalmente usados na produção dos aparelhos convencionais. Em sua parte traseira há um painel que gera energia suficiente para que o usuário faça suas ligações a qualquer momento.



Sem previsão de chegada ao Brasil



De acordo com Sophia Kim, do departamento de comunicação da matriz da empresa na Coreia do Sul, ainda não houve uma decisão definitiva sobre o local de lançamento do celular ecológico: “Tudo dependerá da demanda do mercado, preferência das operadoras e outras circunstâncias de negócios” disse. E sobre o valor do aparelho, Kim afirmou: “O preço também será decidido próximo ao lançamento do produto, no segundo semestre de 2009”. Sophia informou que, além do Blue Earth, a Samsung lançou diversos outros celulares "eco-amigos" (eco-friendly), e questionada se acredita que os concorrentes farão projetos semelhantes, a funcionária respondeu taxativamente: ”Não podemos comentar sobre a concorrência”. Ainda não há previsão de quando o Blue Earth chegará ao mercado brasileiro, segundo Luciana Araripe, da Edelman, empresa responsável pela assessoria de imprensa da Samsung no Brasil.

Antenada com os avanços tecnológicos


Segundo a especialista Meyre Toth, gerente de infraestrutura de tecnologia da informação da Dow Brasil, o modelo Blue Earth custará um valor mais elevado porque em geral as novidades sempre custam mais. Para Toth, este modelo da Samsung é considerado até o momento o lançamento do ano no universo da telefonia. A gerente, até então, não conhecia produto com tecnologia semelhante e acrescentou: “O uso da energia solar é realmente inovador na área de telefonia e sustentabilidade neste segmento”. Quando perguntada se compraria o Blue Earth, Meyre Toth respondeu: “Sim, principalmente pelo cuidado com o meio ambiente.” Devido aos constantes avanços na ciência e na tecnologia, ela acredita que futuramente serão lançadas versões “ecologicamente corretas” de produtos eletroeletrônicos como a televisão, DVD e aparelho de som. Com este lançamento, a Samsung dá um passo à frente sobre a concorrência na prevenção ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário