sábado, 2 de maio de 2009

Museu Catavento

Uma nova opção de lazer em São Paulo
Por Fernando Kaoru
Fotos: Fernando Kaoru


Nos dias atuais, visitar museus também é sinônimo de diversão, pois eles propõem a interatividade com os visitantes. Isso faz com que as crianças e adultos se interessem cada vez mais por esse tipo de lazer. O novo exemplo dessa categoria de passeio é o Museu Catavento, que foi inaugurado no dia 28 de março, por meio de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que investiu 20 milhões de reais no projeto. Instalado no antigo Palácio das Indústrias, que já foi sede da Prefeitura, no centro da cidade, possui um espaço de 14 mil metros quadrados de puro entretenimento.






Logo na entrada, os visitantes são recepcionados pelos monitores, que indicam os melhores roteiros. A primeira seção a ser visitada é o Universo, que detalha as galáxias e tudo relacionado ao espaço, mas é possível escolher outras duas entradas. Todos os ambientes transmitem uma sensação de realismo. Ainda existem mais três seções: Vida, Engenho e Sociedade. Entre as 250 instalações, existe um laboratório de química, um mini-planetário e um cinema em 3D. Na seção Vida, o que mais encanta é uma coleção de 700 borboletas da Amazônia. Na seção Engenho, é onde a criançada mais se diverte ao realizar experiências no campo da Física, colocando em prática tudo o que aprenderam na escola. Lá são respondidas questões sobre mecânica, óptica, eletromagnetismo, som, calor e fluidos - na prática! Além da Sala das Ilusões, onde tudo pode acontecer. No segundo andar, na seção Sociedade, existe uma parede de escalada que nos leva às fotos de personalidades como Napoleão Bonaparte, que ao serem tocadas, emitem uma mensagem. No cinema em 3D, os visitantes usam óculos especiais para sobrevoar o Rio de Janeiro com suas paisagens deslumbrantes. E pode-se fazer um passeio virtual pela Avenida Paulista dos anos 20. Há também uma área educativa que estimula a reflexão sobre o aborto, as drogas e o cigarro.





























Algumas atrações do Catavento, incluindo a coleção com mais de 700 borboletas da Amazônia


Um espaço alternativo para a educação

O Catavento conta com 13 educadores graduados, além dos monitores (estagiários). Entre os educadores está Ana Paula Moraes, doutora em Ciências, que trouxe parte da sua pesquisa para o museu. Ela nos falou da importância deste projeto como um complemento para os estudos, pois no Brasil existe a crença generalizada de que o desenvolvimento científico se faz apenas no exterior. Ana Paula ainda afirmou que as escolas não têm uma estrutura adequada para o aprendizado científico. Vários educadores entendem que as salas de aula não são os únicos locais onde as pessoas podem aprender sobre ciência. Dessa forma, os museus interativos, como a Estação Ciência, por exemplo, apresentam-se como um espaço educativo para complementar a educação, possibilitando a melhoria e o conhecimento da população em geral.




Museu Catavento

Onde: Parque Dom Pedro II – Centro – São Paulo – SP.
Quando: de terça a domingo das 9h às 17h.

Quanto: 6 reais. Estudantes e terceira idade pagam meia.

Contato: (11) 3246-4100 (O museu também recebe excursões de escolas, que devem ser agendadas previamente)

ou o site http://www.sptrans.com.br/itinerarios/ para consultar as linhas disponíveis a partir do seu ponto de origem. Você também pode obter informações sobre os itinerários das linhas de ônibus no número 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário