Visitante não vê esporte apenas como entretenimento e mergulha na história social do Brasil do século XX
Por Aldo Augusto
O recém inaugurado Museu do Futebol, localizado na entrada principal do Pacaembu, é um convite ao visitante para que se veja o esporte bretão por outro ângulo. Longe das discussões dos botequins, os dois pavimentos, subdivididos em vinte sessões mostram que o futebol pode ser uma agradável viagem ao universo cultural do país. De uma forma lúdica e bastante interativa, as sessões contam um pouco da história do país ao mesmo tempo em que o futebol se consolidava.
Esporte para elites
Um dos destaques do museu é o generoso acervo de imagens dos times e da sociedade do Brasil no início do século XX. Estão expostas fotos de Pixinguinha, Machado de Assis, peças do Teatro de Revista e também retratos de pessoas humildes e de senhoras da alta sociedade. A luta das classes menos favorecidas é contada através destas fotografias. Ficam lado a lado uma foto de uma senhora da elite posando como se fosse modelo de alta costura e crianças negras com suas roupas simples e pés descalços.
Chama a atenção o retrato de dois rapazes negros, vestidos com roupas de gala para acompanharem os jogos em meio a uma multidão branca. Até aquele momento, o futebol é esporte de pessoas ricas. Arthur Friedenreich, filho de um comerciante alemão e uma lavadeira, é um dos primeiros jogadores a abrir as portas dos clubes para as pessoas mais humildes. Vasco da Gama é o clube que aceita pela primeira vez um negro na equipe e também recebe destaque nesta sala.
A visita chega ao fim com uma homenagem ao estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, que mostra a sua construção e a vista do campo de jogo e das arquibancadas fazendo com que o torcedor imagine uma partida de futebol naquele estádio. O visitante poderá desafiar um goleiro virtual a defender uma cobrança de pênalti, na qual a velocidade do chute é medida. O batedor ainda poderá tirar uma foto após a cobrança da penalidade.
O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, exceto nos dias de jogos no estádio. Os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 a meia entrada.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário